terça-feira, 9 de abril de 2013

Futurismo no Brasil

No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista.
Artistas como Oswald de Andrade e Anita Mafaltti tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa e muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras desses modernistas brasileiros.
Pode-se observas as influências do futurismo na Semana de Arte Moderna de 1922, com seus conceitos de "desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade", esses conceitos cairam como uma luva para os jovens artistas pararem com as cópias de modelos europeus e criarem uma arte brasileira.
Oswald, principalmente, apercebeu-se que o Brasil e toda sua diversidade cultural, desde as variadas autóctones de índios até a cultura negra, representavam uma vantagem e que com ela podia se construir uma indentidade e renovar as letras e as artes.

Anita Malfatti

Foi uma das pioneiras do Futurismo no Brasil.Anita Malfatti foi uma importante e famosa artista plástica (pintora e desenhista) brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964.



Vida e obra 
Anita Malfatti era filha de Bety Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos (estudou na Independent School of Art em Nova Iorque). Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em contato com o expressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista.
Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposição artística muito polêmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras.
Em 1922, junto com seu amigo Mario de Andrade, participou da Semana de Arte Moderna. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, integrado por Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral,Oswald de Andrad e Menotti del Picchia.
Entre os anos de 1923 e 1928 foi morar em Paris. Retornou à São Paulo em 1928 e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie até o ano de 1933. Em 1942, tornou-se presidente do sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Entre 1933 e 1953, passou a lecionar desenho nas dependências de sua casa. 


Principais obras de Anita Malfatti

- A boba


- As margaridas de Mário




3 comentários: